NBV Engenharia Elétrica – Certificação

Certificação

As certificações voluntárias são aquelas em que a empresa decide se deve ou não certificar seu produto de acordo com as disposições de uma norma técnica, com base nos benefícios que identifica que essa certificação pode trazer ao seu negócio. As certificações não se limitam apenas a produtos e equipamentos, mas também podem ser aplicadas por empresas da construção civil cujos produtos finais sejam apartamentos, salas comerciais, hotéis e shoppings centers, trazendo confiabilidade ao empreendimento.

Neste caso específico, a certificação aborda temas como: projeto arquitetônico, método construtivo, sistemas de ar condicionado e iluminação eficientes, uso racional da água, coleta da água da chuva, utilização de energias renováveis, eficiência energética do empreendimento, entre outros.

No Brasil, o Inmetro é o órgão responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade. Avaliar a conformidade de um produto significa verificar se ele é produzido conforme os requisitos mínimos necessários e garantir que o produto passe por testes laboratoriais, cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.

Dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, existem diferentes mecanismos para verificar a conformidade de produtos, processos ou serviços em relação aos critérios estabelecidos por normas e regulamentos técnicos. Um deles é a Certificação, que pode ser compulsória ou voluntária. A certificação atua como um indicador de segurança e confiabilidade para o consumidor, orientando-o para fabricantes e distribuidores confiáveis.

DIFERENÇAS ENTRE AS CERTIFICAÇÕES

As Certificações Voluntárias são aquelas em que a empresa decide se deve ou não certificar seu produto, ou seja, não são obrigatórias. Elas não possuem regulamentação oficial pelo Inmetro, sendo baseadas em normas técnicas nacionais ou internacionais. A decisão de aderir a essa certificação é exclusiva do fabricante do produto ou fornecedor do serviço. Geralmente, isso é feito para garantir a conformidade de processos, produtos e serviços, buscando um diferencial qualitativo de credibilidade e agregando valor à marca.

Ter o selo de certificação voluntária representa uma vantagem competitiva significativa em relação aos concorrentes. Além disso, a certificação voluntária tem ganhado destaque no mercado internacional como uma maneira de superar barreiras técnicas ou de acesso a mercados rigorosos. Também é utilizada por fabricantes ou importadores para informar e atrair o consumidor, aumentando a participação no mercado. Dependendo do mercado em que a empresa atua, ter um produto com o selo de conformidade pode ser a diferença entre vender ou não vender. Assim, o mercado, comprometido com a qualidade por meio da certificação voluntária, beneficia fabricantes, comércio e consumidores.

Por outro lado, as Certificações Compulsórias, ou seja, obrigatórias, são regulamentadas por lei ou portaria, com o objetivo de regulamentar a fabricação e comercialização de um produto considerando aspectos de saúde, segurança e meio ambiente. O INMETRO é responsável por fiscalizar as empresas quanto ao cumprimento dessas leis ou portarias. Dessa forma, a certificação compulsória é aquela em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto após obtê-lo certificado. Nesse caso, uma portaria do Inmetro definirá os requisitos obrigatórios a serem seguidos por todas as empresas que produzem, importam ou comercializam um determinado produto, bem como os prazos para se adequarem ao regulamento.

A Certificação do Produto, seja compulsória ou voluntária, indica que a empresa tem confiança em seu produto e se preocupa com a segurança do cliente.

Fone: 43 98818 6999

Criado por Elemento Digital

NBV Engenharia Elétrica – 2023

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?